quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Posted by Ninho Interiores on 10:00 No comments

Para um bom funcionamento de fluxo dentro de sua casa, é necessário analisar as formas e tamanhos dos ambientes e realizar assim um melhor layout, devendo haver um sentido logico de fluxo em um lar. Você deve sentir que pode atravessar a casa de um espaço a outro sem se desviar de obstáculos, como pufes e mesinhas, assim ele trará a sensação de ser bem organizado e espaçoso.



Fluxo de passagem livre.


Outro ponto de atenção é o arranjo de aposentos, você deve ficar atento a dois pontos importantes, primeiro, aqueles que serão usados juntamente, deveram ser agrupados, estarem próximos ou até no mesmo espaço, por exemplo, a cozinha e a sala de jantar, devem ser próximos para que não precise de ficar transportando a comida para longe e sem que ela esfrie no caminho, o ideal é ser preparada e ali próximo ser consumida.



A porta de correr pode separar os ambientes quando fechada.

 Em segundo, você deve pensar na setorização dos ambientes, separando por áreas, que são as sociais, intimas e de serviço. As sociais são aqueles espaços de interação entre familiares e visitantes, são espaços em comum, com a finalidade de socialização ou para o uso de pessoas não residentes, como a sala de estar, lavabo, varandas e sacadas, sala de jantar, sala de TV, entre outros para a mesma finalidade, estes, devem ser localizados próximo a entrada da residencia e serem de fácil acesso para que as áreas intimas, que são são, os quartos, suite, closets e banheiros, aquelas de uso dos residentes, tenham a privacidade necessária. As áreas de serviço, o próprio nome diz, são usadas para os serviços gerais da casa, então também localizada na área mais interna da casa, também mais reservada, que são de uso restrito, como a cozinha de serviço, área e afins. 



Setorização.


Apesar que hoje, a cozinha já poder ser considerada  como área social em algumas residências, pois cada vez mais os espaços gourmet e a culinária estão virando um estimulo para interação domiciliar.









0 comentários:

Postar um comentário