sábado, 1 de abril de 2017

Posted by Ninho Interiores on 12:00 No comments




A Páscoa é uma festividade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, interpretada como a passagem para os novos tempos e novas esperanças para a humanidade.
A Semana Santa iniciasse com o Domingo de Ramos, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém, enfeitada com as folhas da palmeira como um sinal de boas-vindas. Em casa podemos reproduzir as passagens da semana santa em simbolismos, utilizando por exemplo a planta Palmeira na decoração.





Na Sexta Feira é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da preparação para a ressurreição de Jesus Cristo, também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Em casa podemos representar o cílio pascoal em composições de velas para mesa de jantar, de centro ou aparador por exemplo.





No domingo é celebrada a Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos. Dia este, que temos o costume de presentear com ovos de Pascoa, ovos de chocolate. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento, a baixo eles foram colocados em vidros e expostos em um aparador.






Um dos símbolos pascais é o coelho, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. Devido a particularidade deste animal em se reproduzir em grandes ninhadas. Nessa época as lojas investem em pelúcias e porcelanas do bichinho, e ficam uma graça na decoração.







O cordeiro é um dos símbolos pascais mais antigos, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.






O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos. O peixe por sua vez não entra na decoração, mas sim como um dos pratos mais consumidos nessa época, por fazer parte do ritual da Semana Santa comer o peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma. Com isso, vou colocar varias imagens de mesas decoradas para a inspiração de vocês.
























O aparador também pode ganhar uma decoração personalizada para a festividade, ganhando um arranjo temático.




Na porta, a coroa de pascoa dando boas vindas a todos os visitantes e moradores. 



Uma curiosidade e que acabei achando bem interessante, foram os ovos Fabergé, que são joias em formato de ovo. O primeiro ovo Fabergé foi criado em 1885 sob encomenda do czar Alexandre III, que queria presentear com algo especial sua esposa, Maria Feodorovna, por ocasião da Páscoa. 





E finalizo esta postagem com essa imagem linda, de ovos dentro do seu NINHO.





Feliz Páscoa!



0 comentários:

Postar um comentário